23/03/2011

O $EU deu$ É O DINHEIRO???



“Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro (mamom).” Mt. 6:24

Quem é mamom? Jesus usou essa palavra do aramaico para designar uma entidade que existe no reino espiritual, adorado como “deus das finanças”. Como toda entidade, o ataque não é direto; ele opera de maneira encoberta, através do engano.
Se mamom fosse aparecer diretamente para as pessoas, revelando sua identidade, poucos se submeteriam a ele. Sua principal tática é convencer as pessoas que o dinheiro contém poderes inerentes a si próprio. Tais como: “O dinheiro compra tudo”; “As pessoas são honradas e valorizadas pelo que têm”…

Particularmente, penso que o dinheiro em si não é bom nem mau, ele é apenas sedutor e muito perigoso; já o amor por ele pode se tornar extremamente maléfico. Com o dinheiro o homem pode fazer muitas coisas boas, mas também, muitas coisas ruins. Com o dinheiro pode-se praticar o bem e o mal, pode-se salvar vidas, ou, por causa dele, pode-se até matar.

O dinheiro não tem poder, o poder está no espírito de mamom que está por trás do dinheiro. Quando Jesus disse que ambos, Deus e mamom, não poderiam ser servidos ao mesmo tempo, Jesus não estava falando a respeito de uma proibição, mas sim, sobre uma impossibilidade de se fazer tal coisa. Ele não estava afirmando que seria errado tentar servir ambos, Ele dizia que é IMPOSSÍVEL!

“Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos”. I Tm. 6:10

Mas afinal, servimos a Deus ou a mamom?

Esse não é o tipo de pergunta que nos fazemos normalmente e, mesmo que nos perguntássemos, provavelmente responderíamos que não servimos a mamom, e que o dinheiro é apenas um importante “item” em nossa constante luta para “ganharmos a vida”. Ainda assim, eu gostaria de convidá-lo a fazer um pequeno teste acerca da importância do dinheiro em sua vida:

1. Você fica triste, sem alegria quando não tem dinheiro?
2. Você fica desanimado quando não tem dinheiro?
3. Você fica sem perspectiva, sem sonhos, sem planos, quando fica sem dinheiro?
4. Você fica mau-humorado quando fica sem dinheiro?
5. Você se isola, evita a comunhão, quando fica sem dinheiro?
6. Você só serve as pessoas quando tem dinheiro?
7. Você não consegue orar quando está sem dinheiro?
8. Você não vai à igreja quando está sem dinheiro?
9. Você não lê a Bíblia quando está sem dinheiro?

Se você respondeu sim à alguma dessas perguntas, é melhor prestar atenção, pois este é um sinal evidente de que mamom (o deus dinheiro) está ocupando um lugar grande demais em sua vida. Mas, se respondeu sim à maioria dessas perguntas, então, sim, o seu deus É O DINHEIRO. A verdade é que, talvez sem nem mesmo se dar conta, seus sonhos, sua esperança, sua alegria, sua comunhão com Deus e com as pessoas não dependem de Deus, mas sim, de mamom, o deus deste mundo. Tudo (ou quase tudo) em sua vida depende de sua conta bancária. Por isso, quando as “fontes” deste mundo secam ou diminuem seu volume de suprimento, sua vida perde a razão.

“Acima de tudo, guarde o seu coração - da sedução, do engano, do amor ao dinheiro - pois dele (o seu coração) depende toda a sua vida” - Provérbios 4:23 (…)“Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” - Mateus 6:21

C.R. Zago

Um comentário:

Lúcy Jorge disse...

Devemos servir ao Deus que é dono do ouro e da prata, porque a prosperidade é uma consequência na vida do cristão autêntico, que oferta à Deus com alegria.
Aliás, a prosperidade é dom de Deus.Eclesiastes 5. 19.

Que o Senhor te abençoe !!!

Aguardo sua visita e seu comentário em meu blog.
http://frutodoespirito9.blogspot.com/

Estou seguindo um blog abençoado, vale a pena conferir...
http://discipulodecristo7.blogspot.com/

***Shalom***