02/06/2011

SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA!!!

           
 Esta é uma frase relativamente nova, e amplamente difundida em nossa sociedade. Sempre admiro a perseverança e persistência das pessoas, especialmente em situações adversas. Há inclusive uma frase, bastante verdadeira diga-se de passagem, que diz; “a perseverança é amarga, mas seus frutos são doces”.  Certamente não há dúvidas quanto aos benefícios de se manter firme, resoluto, constante diante das diversas circunstâncias da vida. No entanto, o que me chama a atenção na frase que é tema deste artigo é a confusão que muitas vezes se faz entre perseverança e persistência, e obstinação e teimosia. As duas primeiras são qualidades imprescindíveis e admiráveis em qualquer pessoa que deseje obter êxito em alguma coisa. Já as segundas (obstinação e teimosia) são atitudes que podem levar o indivíduo a fracassos e/ou perdas significativas, muitas vezes irreparáveis.
        Um dia desses, “surfando” pelos canais de TV, como é meu costume, parei por uns momentos num determinado programa do tipo que distribui grandes somas de dinheiro em prêmios. Ali estava um sujeito muito nervoso que acabara de receber uma proposta do apresentador do programa para desistir e levar para casa cerca de 500,000,00 (quinhentos mil reais). Após um breve momento de reflexão, o cidadão, movido certamente pela ganância e cheio de uma obstinação estúpida, alardeia com toda a convicção a celebre, e nesse caso, malfadada frase; SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA!!! E assim, para delírio do auditório (e desespero meu rsrsrsrs), ele decide continuar.
        Continuei minha “jornada exploratória” por todos os canais, e alguns minutos depois voltei ao programa bem a tempo de ver o teimoso jogador se despedindo com singelos 300,00 (trezentos reais) no bolso. Não posso descrever a expressão de frustração daquele homem e de sua família que o abraçava tentando consolá-lo. Naquele momento me perguntei: qual é o limite da perseverança, persistência, determinação saudável, que nos permite crescer e nos leva à boas realizações, e a insistência e teimosia cegas que nos conduzem à derrotas?
        Morando fora do Brasil tive o privilégio de conhecer muitas pessoas - especialmente brasileiros - que deixaram seus países em busca de uma vida melhor para si e para seus familiares. Muitos deles porém, após algum tempo, devido a uma série de fatores não conseguiram ser bem sucedidos em seus projetos, e mesmo tendo que viver em condições precárias, beirando a miséria, se recusam terminantemente a retornar aos seus próprios países. A alegação da maioria deles é que não querem voltar para casa derrotados, sem terem conquistado o que foram buscar. Particularmente, penso que entender que a derrota infelizmente também faz parte da vida, e que todos nós estamos sujeitos a erros, fracassos e decepções, é no mínimo uma demonstração de humildade e maturidade. Uma das principais características de um exército vencedor é saber o momento de “bater” em retirada. Como praticante de artes marciais sei que muitas vezes a melhor defesa, ou seja, a melhor maneira de conservar sua integridade física, é fugir do seu oponente. Já dizia o poeta e escritor Bertold Brecht que em certas situações “Não é importante sair por cima, o mais importante é sair vivo”.
           Por essas e por outras que eu digo; “SOU BRASILEIRO E DESISTO SIM”, quando percebo que já não dá mais!!!

3 comentários:

Paula disse...

uauuuuuuuuuuu essa eu gostei , principalmente por q também aprendi q desistir as vezes não é perder a guerra.

sandra disse...

Excelente, como sempre!!!!! :)

Clarice disse...

Valeu Pastor!!! É isso meeeesmo!