13/12/2011

NÃO É MÉRITO NOSSO, É FAVOR DE DEUS!!!

A maioria das coisas que conquistamos na vida é fruto de nosso esforço e desempenho (promoções, títulos, etc), mas na relação com Deus não é assim. Não podemos conquistar Seu amor (na verdade fomos conquistados por ele), Sua misericórdia, Sua presença. Tudo isso já foi conquistado na cruz.

        Porque vivemos num mundo que recompensa e supervaloriza os “melhores”, nos acostumamos com a ideia de que se orarmos, jejuarmos ou nos dedicarmos muito ao serviço da igreja, nos tornaremos merecedores de algo de Deus (Sua unção, Seu poder, Seus milagres). Precisamos entender que nossa relação com Deus não é baseada no que nós fazemos, mas sim, no que ELE FEZ. A ideia do mérito não vem de Deus, e sim da religião em seu esforço de apaziguá-Lo.
A religião em geral nos ensina, direta ou indiretamente, que se fizermos o que Ele deseja, Deus será bom para nós, mas se não fizermos, coisas ruins poderão nos acontecer.       
     A vida com Deus não é baseada em um sistema de recompensa e punição, e a santidade não é o resultado de nossa constante luta contra o pecado usando apenas nossas forças. A santidade é o resultado de nosso constante esforço em conhecermos a Deus e nos relacionarmos com Ele pois, o poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a Ele, por meio do conhecimento que temos daquele que nos chamou para tomar parte na sua própria glória e bondade. Deste modo Ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina.” (I Pe. 5:3,4). A questão aqui não é deixar de lutar contra o pecado, mas sim, a maneira como lutamos. Se é verdade (e É) que o pecado está do lado diametralmente oposto a Deus, então, cada vez que nos voltamos para o pecado para lutarmos contra ele, damos as costas a Deus e assumimos a ideia de que realmente poderemos vencê-lo pela nossa determinação e perseverança.
Penso que nossa luta contra o pecado implica em nos voltarmos totalmente para Deus, buscando conhecer Sua pessoa e Seu amor. Então, na medida que andarmos em direção à intimidade com o Pai, estaremos nos afastando cada vez mais do pecado, sabendo que não é pelo esforço humano, por maior e mais bem intencionado que seja, que alcançaremos a verdadeira santidade.  

Nenhum comentário: