05/04/2011

O CULTO DO “EU”


Um dia desses lí uma matéria à respeito de um chinês que, descontente com os constantes problemas mecânicos em seu Lamborghini Gallardo, carro este que custa em torno de 1,3 milhão de reais, decidiu destruí-lo. Assim, de posse de uma marreta, e com a ajuda de duas outras pessoas, “rebeeeeentou” o carro todo. Quase chorei só de ver as fotos. Só as rodas custam mais que o meu carro… rsrsrsrs! Bem, o carro era dele (pelo meno eu acho…vai que quebrou o carro errado kkkkk) e ele certamente podia fazer o quisesse. Mesmo assim, fiquei pensando no tamanho do egoísmo do “china” em questão; “se não queria mais o carro, porque não o doou à alguém; por que não vendeu (mais barato é claro), e distribuiu o dinheiro em comunidades carentes (ou será que na China não há necessitados???); por que não mandou a “lata velha” pra nós..hehehe?.
Creio que este tipo de atitude é uma amostra clara do tipo de mentalidade que esta espécie de “Culto do Eu” tem produzido em nossa sociedade, dita civilizada. O tempo passa e cada vez mais o Homo Sapiens (Latim: "homem sábio") esbanja sapiência para praticar o seu Neandertalismo irracional. E, em seu mundo das cavernas nada mais importa, senão a sua própria satisfação.
Nossos dias são dias modernos, nos quais quase tudo é automatizado; temos cafeteiras automáticas; câmbios automáticos; caixas de banco automáticas; etc. Nesta imensidão de automação até mesmo as pessoas se tornaram meio automatizadas. E assim, quase já não respondem a alguns estímulos “supérfluos” (amor, caridade, paciência, compaixão, etc.) que não fazem parte da sua “programação” mental.
Do termo Auto, que tem sua origem no grego autós, e exprime a noção de próprio; de si próprio, por si próprio, eu mesmo, ele mesmo, etc., derivam termos como auto-comiseração; auto-ajuda; auto-estima; autosuficiência, etc. Em tempos de tanta valorização da Autonomia, em que a única coisa que importa sou eu mesmo, de culto do eu, de “eu”goísmo extremo, de egolatria, egocentrismo explicito, trocamos o Grande EU SOU da Bíblia (Êxodo 3:14), pelo eu SOU, eu POSSO, eu QUERO, eu TOMO POSSE, eu DETERMINO, eu ORDENO, eu tenho a FORÇAAAAAAAAAA, eu, eu, eu…!

Misericórdia Senhor!

Que eu D I  M I N U A  e, que TU C R ES Ç A S!!!

Nenhum comentário: