21/02/2011

A VALORIZAÇÃO DA MORTE E O PODER DA PALAVRA


É impressionante como valorizamos mais a vida depois de uma experiência de morte (não a nossa, é claro), ou de quase morte. Outro dia, assisti a um programa de TV que falava sobre pessoas que estiveram à beira da morte. Estas pessoas relatam que suas vidas mudaram depois disso, e que hoje vêem a vida de uma maneira totalmente diferente. Dentre outras coisas, elas dizem que passaram a compreender melhor o que realmente tem valor neste mundo; as pessoas, a família, os relacionamentos, enfim, as coisas mais “simples”.

Parece que grande parte das pessoas valoriza mais as outras depois que estas morrem. Parece também, que todo mundo fica bom depois que vira defunto. Michael Jackson, por exemplo, que antes era visto como alguém esquisito, pedófilo, homossexual (não estou afirmando que ele fosse), agora é tido como uma referência. Artistas como Janis Joplin, Elvis Presley, Cazuza, etc., todos mortos devido ao excesso de bebidas, sexo e drogas, hoje são ícones de nossa sociedade.
Há ainda uma enorme quantidade de pessoas que nunca foram valorizadas, nem tiveram suas obras reconhecidas em vida, mas viraram celebridades e tiveram seu trabalho exaltado após a morte.
Certa vez li em uma revista a declaração de um comandante da Lufthansa, que é uma das maiores companhias aéreas do mundo dizendo que os botes salva-vidas de seus aviões são equipados com um sinalizador, um apito e uma Bíblia. Isso mesmo, UMA BÍBLIA. Fiquei pensando por um momento, e o que acho intrigante é o fato de que a Bíblia não é oferecida durante o voo no serviço de bordo (apenas, jornais e revistas).
Eu me pergunto: por que será que alguém iria querer um Bíblia num momento como esses, quem sabe perdido em alto mar, após a queda do avião? A resposta talvez seja porque a maioria das pessos somente consegue se lembrar de Deus e de Sua palavra quando estão na iminência da morte.
A Bíblia também é oferecida em hospitais e presídios. Talvez, porque enquanto estamos cheios de saúde, e usufruindo de nossa “liberdade” a Bíblia não nos pareça um livro muito atraente, mas sim, ultrapassado, cheio de históras antigas e textos “contraditórios” de difícil compreensão.¬


A VERDADE, NO ENTANTO É QUE A BÍBLIA É…

ESPADA: “Porque a palavra de Deus é viva e ficaz, e mais cortante do qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e ligamentos, apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” Hb. 4:12.
…como um bisturí de um médico. Ela fere, mas o faz sempre para nos ajudar.

LUZ: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para os meus caminhos.” Sl. 119:105.
…é como um refletor em noite escura. Ela nos dá nova esperança onde tudo já perdeu o sentido.

VERDADE: “Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade.” Jo. 17:17.
…como um espelho. Ela mostra inclusive as partes que gostamos de esconder.
…como um raio X que transpassa. Ela ilumina até os cantos mais profundos da nossa vida.

“Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus”
Mateus 22:29 – NVI.

By C.R. Zago

Nenhum comentário: